Numa pesquisa feita para a reportagem do jornal Equilíbrio da Folha de São Paulo, 50 consumidoras assíduas de maquiagem foram entrevistadas. Dessas, 30 admitem que usam produtos vencidos.
As principais justificativas são o preço dos cosméticos e a sensação de “desperdício” ao jogar fora um produto que ainda não acabou.
“Quando a validade expira, há mais chance de crescimento de fungos e bactérias”, diz a dermatologista Denise Steiner, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
O uso de produtos contaminados também agrava quadros de acne e pode causar inflamação em pequenas feridas e lesões.
Conservação
A validade da maquiagem varia de acordo com as condições de armazenamento.
A data indicada na embalagem costuma ser o “prazo mínimo”, o período em que o fabricante garante que o produto pode ser usado.
Depois disso, cabe ao consumidor avaliar os riscos.
“Quando o produto está com a cor modificada, fica separado em duas fases, com odor diferente ou causa irritação, deve ser jogado fora imediatamente”, diz Steiner.
O corretivo exige atenção especial. Por ser usado para esconder espinhas, ele fica contaminado por bactérias, que voltam para o rosto a cada vez que o produto é usado.
Onde deixar
A melhor forma de guardar maquiagem é em caixas transparentes, em lugar seco, fresco e escuro.
Uma penteadeira com gavetas no quarto ou o armário são as melhores escolhas.
O banheiro é o pior lugar para guardar cosméticos. O calor, o vapor e a pouca ventilação ajudam na proliferação de bactérias e alteram a composição do cosmético.
A consistência do produto também influencia a validade. Segunda a médica Renata Velloso, quanto mais seco, mais resistente.
Assim, a sombra em pó dura mais que a cremosa, que dura mais que a líquida. O mesmo vale para base, corretivo, delineador e blush.
O rímel tem vida ainda mais curta. A embalagem escura e a consistência líquida são ideais para as bactérias.
Para aumentar sua duração, evite ficar “bombando” o pincel dentro do tubo. Isso leva ar para dentro do frasco e facilita ainda mais a vida dos micro-organismos.
Garanta a validade de maquiagens e cosméticos:
1 - Lave e seque as mãos antes de manipular produtos de beleza. Se possível, use uma espátula para tirar o produto da embalagem em vez de usar os dedos.
2 - Evite se recontaminar. Se você usou uma máscara e logo depois teve conjuntivite, é muito provável que a bactéria esteja no tubinho. O mesmo vale para um gloss usado antes de ter herpes labial. No caso de batons e lápis de olho, dá para cortar a pontinha e usar o restante.
3 - Sempre que for aplicar maquiagem numa espinha ou cravo, use um cotonete. Evite usar o pincel ou a esponja, que podem ficar contaminados, espalhando bactérias para o resto do rosto.
4 - Lave seus pincéis de maquiagem no mínimo uma vez por mês, com água morna e xampu neutro. Esponjas devem ser trocadas no mesmo período.
5 - Muitos pós compactos não têm separação entre a esponjinha que você usa para aplicar o produto e o pó. Nesse caso, coloque um papel para evitar o contato e lembre-se de lavar ou trocar a esponjinha todo mês.
6 - Produtos que você leva na bolsa sofrem bastante por causa do calor e do transporte. Por isso, eles têm seu prazo de validade reduzido. Tente transportar apenas o necessário e troque esses produtos com maior frequência.
7 - Dê preferência às embalagens menores. A falsa ilusão de economia ao comprar um perfume grande ou uma base gigantesca corre pelo ralo se o produto demora demais para ser usado.
Meninas, é de suma importância armezenar direito nossos produtos, afinal, não vivemos sem eles, não é...
Vou já colocar em prática estas dicas e você?
Fote: Rivoli Perfumaria
Amei as dicas, vou colocar em prática =)
ResponderExcluirbjos
http://www.dicasemodas.com/
quando tô atras de dicas que sejam da hora, nao posso deixar de vir aki na chris!!!!!!
ResponderExcluirBeijos querida!
cris adorei seu blog depois pego m tempim pra ler ele todo bjos linda!
ResponderExcluirmuito ,bom o seu blog , adorei
ResponderExcluir