Foto: Danilo Borges
O inverno é proprício para deixar sua pele ressecada. "Com a temperatura mais baixa, as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados e sem circulação de ar. Além de ressecar a tez, esses dois fatores aumentam a exposição da pele aos vírus, bactérias, entre outras doenças”, explica Luciana Macedo de Oliveira, dermatologista e diretora Médica da Clinique des Arts (SP).
Por isso, em épocas frias, os cuidados com a pele devem ser redobrados para manter a cútis livre do ressecamento.
Engana-se quem acha que só a pele do rosto está sujeita ao ressecamento. O clima frio e seco pode deixar a pele com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas da pele.
Para manter a tez sem ressecamento, não existe outra escapatória a não ser a hidratação. “Das peles normais às levemente ressecadas, a hidratação deve ser realizada pelo menos uma vez ao dia, sempre após o banho. Já as peles com maior tendência ao ressecamento precisam de mais hidratação", indica a dermatologista. É recomendado que os cremes sejam aplicados de 2 a 3 vezes ao dia, mas não exagere!
Fique atenta na quantidade para não deixar a pele oleosa. Luciana aponta que o recomendado é aplicar uma quantidade que permita um deslizamento das mãos logo após a aplicação, sem que a pele fique melada ou escorregadia.
Dicas para manter a pele hidratada
- Beba no mínimo 2 litros de água. “É uma recomendação importante não apenas no verão, pois no inverno, diversos fatores fazem com que a pele fique mais ressecada”, afirma Luciana.
- Evite banhos quentes e muito demorados. A água quente retira a oleosidade natural da pele.
- Evite se ensaboar demais e usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele.
- Caso for tomar mais de um banho por dia, use sabonetes em apenas um, e no outro, se não tiver feito exercícios físicos, apenas ensaboe as áreas de dobras (axilas, virilhas e nádegas) e pés.
- Use o hidratante logo após o banho - ainda no banheiro - com aquele vaporzinho pós-banho, causada pelo aquecimento do chuveiro, que ajuda na penetração do creme.
- Se a pele for oleosa, como cútis com acne, evite hidratante comum no rosto, use oil-free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax).
- Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. “Em locais de clima frio e seco, é importante usar hidratantes labiais para evitar rachaduras. Existem alguns umectantes (compostos com substâncias que matem a pele umedecida) para lábios, além de batons hidratantes que além de hidratar deixam os lábios mais bonitos”, indica Luciana.
- Os cremes à base de silicone, alantoína, ureia, pantenol e cerâmidas conferem proteção contra ressecamento e aspereza.
- Use filtro solar diariamente.
Retirado daqui.
Oieeee
ResponderExcluirVou comentar com uma dica de produtos que estou usando, e está fazendo efeito nota 10 em se tratando de hidratação de pele.
Para o corpo (principalmente áreas ásperas como os pés, cotovelos e joelhos) a dermatologista indicou o Neutrogena - Norwegian hidratante corporal intensivo com glicerina. Não é muito baratinho (custa cerca de 25,00) mas vale a pena o investimento. Basta aplicar apenas 1 vez ao dia que garante uma pele super macia. Eu uso o creme à noite antes de dormir, e pela manhã, após o banho, reaplico nas áreas ásperas.
Durante o dia uso para o corpo o hidratante firmador da Nívea, que teme cheiro beeem fraquinho z produz um efeito maravilhoso na pele.
E para os lábios, ela me indicou o Lip Massage da marca Blistex que mesmo sendo um produto importado, custa apenas R$10,00 nas melhores rede de farmácias (aqui no Rio). Esse protetor labial hidrata e massageia os lábios, deixando-os maciérrimos....
Fica aí a dica. Se vc quiser fotos para postar é só pedir ok?
Bjks estaladas