Bem vindo!

A palavra é: Adstringente

Continuando a séria série de palavras do mundo dos cosméticos, hoje falaremos sobre o que é ADSTRINGENTE.


Segundo a Wikipédia, “em biologia, adstringente é o produto que contrai, estreita, reduz, produz constrição, união, ligação; que contrai os tecidos e vasos sanguíneos, diminuindo a secreção das mucosas; contrai ou recobre os tecidos orgânicos, diminuindo as secreções ou formando camada protetora; contrai os tecidos, combatendo diversas moléstias inflamatórias”.

De acordo com a Infopédia, : “Muitos adstringentes possuem efeitos antissépticos e analgésicos. Usam-se adstringentes no fabrico de cosméticos antitranspirantes (desodorizantes), assim como em loções para o rosto, óleos cutâneos, pós e cremes”.

Então, resumindo, quem deve ter sempre um produto com esta característica é a pessoa que possui pele oleosa e com tendência à acne, ou de quem precisa de uma limpeza profunda diária não muito agressiva. Também é uma ótima pedida para remover restos de maquiagem e poluição.

Geralmente, é usado na etapa pós lavagem do rosto com o sabonete indicado para o seu tipo de pele. E os adstringentes também possuem fórmulas para cada tipo de pele e um efeito levemente cicatrizante e calmante da pele. Mas use com cuidado, porque a pele sente. Por exemplo, se você tem pele muito sensível, evite aqueles com alta concentração de ácido-acetil-salicílico, porque ardem! Também não indico adstringente para quem faz tratamento à base de ácido retinóico ou assemelhados, porque a tendência nesses casos é a pele ficar irritadiça. O ideal, mesmo, é sempre procurar a dermatologista e conversar com ela, até para que indique um adstringente adequado ao seu caso e que combine com os demais cosméticos que você usa.

As empresas Natura, Avon, Boticário possuem ótimos produtos adstringentes para vc cuidar direitinho de sua pele.
Fica a dica, amiga!

Um comentário:

  1. Yes.. dermatologistas nos orientam pra que nossa pele fique DIVINA!!!
    Salve minha fiel dermatologista Dra Daniele Sardenberg que me ajudou a ter uma pele muito mais saudável!!

    ResponderExcluir

COMENTA, VAI... QUERO SABER SUA OPINIÃO!!!